Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Superintendência de Infraestrutura - SIN

 


Perguntas frequentes 

Não tenho acesso ao sistema, como faço para solicitar?
Resposta: O usuário deverá procurar alguém de seu departamento\setor que possua acesso ao sistema ou entrar em contato com a SUTIC para que seja realizado o cadastramento.

Preciso realizar uma aula extra entre as 17:30h e 20:30h. Devo solicitar autorização?
Resposta: Não é necessário. Você estará em atividade acadêmica, mesmo sendo fora do horário normal de aula da turma.

Pretendo trabalhar em um experimento no laboratório à noite, inclusive no horário entre as 17:30h e 20:30h. Devo solicitar autorização do uso do condicionador e iluminação do laboratório?
Resposta: Não. Desde que haja a ocupação do ambiente por pessoas enquanto o condicionador de ar e a iluminação estiverem ligados.

Vou iniciar um experimento no laboratório e o condicionador de ar precisará ficar ligado durante toda a noite ou no final de semana inteiro para refrigerar os equipamentos em uso. Devo solicitar autorização?
Resposta: Sim. Considerando que o condicionador de ar ou a iluminação da sala permanecerão ligados nos horários não convencionais (durante toda a noite ou finais de semana) e supondo que não haverá ocupação do ambiente durante todo ou parte desse tempo, é necessário solicitar autorização.

Vou realizar um experimento no laboratório e preciso deixar um equipamento do laboratório ligado durante toda a noite ou no final de semana inteiro, mas não preciso deixar o condicionador de ar ou a iluminação da sala ligados. Devo solicitar autorização?
Resposta: Não. Uma vez que não haverá uso do condicionador de ar ou da iluminação da sala, enquanto desocupada, durante a madrugada ou final de semana.

Em relação à situação anterior, se eu precisar, eventualmente, vir ao laboratório à noite para acompanhar algumas fases do meu experimento e, nesses momentos, precisar usar o condicionador de ar e a iluminação, preciso solicitar autorização?
Resposta: Não. Mesmo neste caso, a autorização não é necessária, uma vez que haverá ocupação da sala enquanto houver o uso do condicionador de ar e da iluminação. A autorização prévia de uso de condicionadores de ar e iluminação é necessária nas situações de ausência de usuários.

Vou utilizar um auditório à noite, compreendendo o horário entre as 17:30h e as 20:30h. Devo solicitar autorização para uso do condicionador de ar?
Resposta: Não. A ocupação do auditório neste horário já justifica o uso do condicionador de ar e da iluminação. Lembre apenas de tentar, sempre que possível, programar o uso do auditório evitando os horários de ponta da tarifação da energia elétrica (entre 17:30h e 20:30h, de segunda a sexta-feira), pois o custo é muito mais elevado para a UFERSA.

Caso seja identificado o uso de condicionadores de ar e de iluminação sem a devida presença dos usuários, quais serão as medidas adotadas pela UFERSA?
Resposta: Inicialmente será registrado e comunicado à gestão superior e à chefia da unidade administrativa infratora os casos de descumprimento das medidas de economia e de boas práticas estabelecidas. Em casos de reincidência serão utilizados os meios necessários previstos na Portaria para ter acesso ao ambiente e desligar a iluminação e aparelhos condicionadores de ar. Deve-se salientar que essas medidas serão adotadas nos casos não aprovadas previamente através do sistema disponibilizado para essa finalidade.

Devo encaminhar as chaves de todas as salas do prédio que trabalho para a SIN?
Resposta: Não. As chaves deverão ficar em claviculários instalados nos Departamentos ou unidades administrativas. O que deverá ser disponibilizado para a Diretoria de Serviços de Vigilância pelos chefes dos departamentos ou unidades administrativas são as cópias de todas as chaves necessárias para o acesso aos claviculários. Por exemplo, a chave da porta principal do prédio, da secretaria administrativa e do claviculário.

19 de junho de 2016. Visualizações: 2207. Última modificação: 23/06/2016 15:58:43